Pranayama, em sânscrito, siginifica "a expansão da energia vital". Sua prática consiste em técnicas purificadoras de respiração que possuem um efeito muito positivo sobre a fisiologia e o sistema respiratório. 

Yoganidra - O sono do Yoga, é uma espécie de "meditação-sono", um estado de consciência entre o sono profundo e a meditação, proporcionando um momento de imenso relaxamento, equilíbrio, paz e quietude.

Essas duas práticas milenares formam um conjunto essencial para a nossa saúde física, emocional e espiritual. Nossa respiração é automática, não percebemos quais músculos respiratórios são utilizados e tampouco absorvemos todos os benefícios de uma respiração correta. Durante o nosso dia, a agitação e cobranças da vida desregulam a respiração e aumentam o estresse, acumulam pensamentos destrutivos, e, além de diversos outros problemas, debilitam a circulação, o oxigênio no corpo e perturbam a qualidade do sono. Alguns resultados claros são: saúde frágil, raciocínio mais lento, falta de concentração e dificuldade na tomada de decisões. 

A finalidade do prāṇāyāma é purificar pensamentos e melhorar a saúde física, mental e emocional. A finalidade do Yoganidra, é a entrega do coração através de um estado profundo, relaxante e meditativo, onde o participante, de uma forma agradável, acessível e fácil, se deita e absorve os benefícios de um relaxamento consciente e conduzido que gera auto-cura, desenvolve compaixão, e o faz adentrar nas camadas mais profundas do seu ser. Juntas, essas praticas liberam a tensão, são auto-curativas e desenvolvem um estado de equanimidade e atenção relaxada.