Sobre as práticas de Yoga, Yoganidra e Meditação:

 

1. Condições de saúde: antes de começar as aulas, converse com a professora sobre suas condições de saúde atuais. Se necessário, procure a opinião de um médico.

2. Pontualidade: por favor, seja pontual. Todas as aulas começam pontualmente. Para o seu conforto e relaxamento, a sala fica disponível com 5 ou 10 minutos de antecedência.

3. E se eu precisar chegar alguns minutinhos atrasado? Serão tolerados no máximo 5 minutos de atraso. Caso aconteça, nunca entre durante a entonação do mantra; aguarde o término e seja silencioso ao entrar. 

4. Seja cuidadoso: atrasado ou não, respeite seus colegas, evite falar alto demais e zele o local da prática. Caminhe leve, estenda seu tapetinho desenrolando-o no chão de forma suave.

5. Sapatos: nunca entre de sapatos, deixe-os do lado de fora. 

6. Celular: por favor, sempre desligue o celular ao entrar. 

7. Altar da sala: no altar, a energia e respeito aos Mestres se mantem conservada. Portanto, nunca mexa ou coloque objetos pessoais. 

8. Acessórios: antes de começar a aula, retire celular, óculos, chaves do carro, relógio e todos os tipos de bijuterias. Deixe-os sempre distantes de você (em cima da estante ou dentro da mochila/bolsa) e nunca ao lado do seu tapete de yoga: esses objetos exteriorizam sua atenção, dificultando um nível mais profundo de concentração e relaxamento, além de impedir que o professor transite livremente pela sala.

9. Com que roupa eu vou? confortável e leve, que permita a realização da sua prática sem limitações. Pelo equilíbrio da sua energia, evite combinações de vermelho e preto.

 10. Preciso de algum material especial pra fazer Yoga? No Maha Sangha temos tapete de yoga disponíveis para todos, mas se você tiver o seu, traga-o para conservar sua energia. Caso use o da sala, traga uma toalha, canga ou pano para cobri-lo durante a prática. 

11. Tapetinho dos outros: nunca, em hipótese alguma, pise no tapetinho do seu colega. É o templo de cada um, onde a energia individual é conservada.  Se estiver procurando um lugar para estender o seu, seja bastante cuidadoso.

12. Posso comer antes da aula? Por exigir uma intensa atividade corporal e energética, não é aconselhável que o aluno esteja em processo de digestão durante a prática. Por isso, orientamos que você dê um intervalo de pelo menos 3 ou 2 horas entre uma refeição e a aula (refeições completas somente com 3 horas de antecedência). Se houver necessidade, tome um pequeno copo de suco ou coma uma fruta leve até meia hora antes.

13. Não tome água durante a sua aula.

14.  Regularidade: esse é um dos fatores principais e mais importantes. Seus resultados dependem do seu comprometimento, portanto, evite faltar.

15. Respeite seus limites: seja gentil com o seu corpo e não se compare com o seu colega. Procure sempre reavaliar qual a origem do seu desconforto com suas limitações: muitas vezes desejamos nos modelar para ganhar a aceitação dos outros. Yoga serve para superar esse desejo de aceitação.

16. Respeito à prática: trate-a como um momento especial em que somos orientados a buscar contato com alguns aspectos do nosso ser que, em geral, não somos incentivados a ver. Esqueça todos os outros assuntos quando iniciar sua prática. Atenção e consciência são fundamentais.

17. Mantras: todos os mantras são muito importantes para purificar e harmonizar a nossa mente. Compõe a parte essencial do Yoga, portanto, dê a máxima atenção e respeito.

18. Indisposição: em caso de indisposição física (gripes, resfriados, tosses fortes, cólicas) respeite o seu corpo e não realize a prática nesse período, descanse pra que você tenha uma boa recuperação.

19. Se estiver no período menstrual, sempre avise a professora antes de iniciar a aula. 

20. Assuntos particulares: os professores do Maha Sangha Yoga são comprometidos no caminho e transferem à você um conhecimento milenar muito amplo, não apenas técnico, e estão aptos a ajudá-lo na superação das suas dificuldades.

Sempre estaremos disponíveis, mas pensando na conservação da sua energia após a Sadhana (prática espiritual), as questões pessoais devem ser faladas antes da aula, e não no final; quando for necessário, combine por mensagem, e-mail ou telefone o dia certo para conversar 15 ou 10 minutos antes da aula. Se precisar de mais tempo, escolheremos outro horário.

21. Término da aula: quando finalizamos a aula é importante conservar o silêncio e a tranquilidade.

22. O Yoga pode ser praticado por pessoas de todas as idades, crenças, religiões, igualmente por homens e mulheres: dentro do Yoga somos todos iguais.

Se quiser tirar alguma dúvida sobre essas informações, envie um e-mail, responderemos com muito carinho.