Nossa História

O Maha Sangha Yoga é uma escola familiar, fundada por Isabel Liberalquino e Sandra Kitner, respectivamente mãe e filha que trilham juntas o caminho espiritual e acreditam no potencial humano. Mas a verdade é que a nossa história não começou nesse ano de fundação e sim, há mais de 30 anos atrás. 

Tudo começou no primeiro Instituto de Elementoterapia, fundado na década de 80 por Isabel e seu antigo sócio, onde Isabel Liberalquino — que na época atuava na área de biologia e bioquímica — tomou a decisão de deixar a sua função em laboratório para se dedicar às ciências holísticas. Ancorou-se na astrologia hermética, alquimia-yoga-kundalini, tarot cabalista, xamanismo, elementoterapia e outras terapias complementares.

Isabel sempre lutou pelo acesso das mulheres por entender que, sem as mulheres, muitas organizações estão se privando de bens preciosos. 

Quando sua filha, Sandra, que cresceu nesse mesmo caminho espiritual, demostrou na adolescência seu ideal para dedicar sua vida ao estudo e prática do yoga, budismo e tradições não-sectárias, o sonho de juntas, ensinarem e expandirem o conhecimento e sabedoria ancestrais, teve início. 

Foi nos anos 2000, em que aquele sonho começou a tomar forma. Sandra, cursando faculdade de Turismo e trabalhando na área, dividia suas horas entre estudos, trabalhos com Turismo e outros que executava no Instituto de Elementoterapia. Isabel, num momento desprevenido de Sandra, ofereceu ao seu cliente aulas de Yoga. Para surpresa de Sandra, as aulas não seriam ministradas pela sua mãe e sim, por ela! Sandra tinha formações em Yoga, a começar pela primeira, com a sua mãe, mas não pensava em ser professora naquele momento, queria esperar um pouco mais, embora atraída para uma vida holística desde tenra idade. Mas, Isabel sempre possuiu uma rara habilidade de apresentar suas idéias e ensinamentos de uma maneira nova e envolvente. Seus ensinamentos profundos, porém acessíveis, e seu senso de humor brincalhão fizeram Sandra, no dia seguinte, confiar que poderia dar aulas de yoga. E com seus 19 anos, começou. 

 

Por muitos anos, Isabel e Sandra suportaram contratempos e perseveraram nos desafios cotidianos, como qualquer outra pessoa. A diferença estava em como mantinham seus olhos abertos para as mudanças e possibilidades e em como acreditavam nos seus sonhos. 

Sempre tiveram um ideal: uma escola não-sectária de transformação pessoal e coletiva, baseada na não-violência e na compaixão em ação. E assim, teve início o Maha Sangha Yoga, após uma viagem à India que fizeram juntas em 2007. 

Em 2016, concretizou-se fisicamente o espaço Maha Sangha, que na sua tradução literal significa: a grande família espiritual.  

Somos comprometidas em criar uma cultura de vida engajada, não-sectária, aberta e inclusiva, onde os seres não dominem apenas a sua vida cotidiana, mas a intimidade do seu próprio ser, onde a teoria não seja o ideal e, sim, que se torne um caminho prático, humano, que transcenda as dores e sofrimentos que cada um carrega em si. 

Buscamos estabelecer a nossa escola — e quem dela faz parte — numa revolução cultural-espiritual de não-violência e, de acordo com a didática e dialética necessárias para esta transição de uma nova era.

Esperamos que você se una à nós e que possamos formar uma nova base interna e externa, adquirindo um senso de responsabilidade universal: a consciência da interdependência de todos os seres e do mundo ao nosso redor. 

Isso é o que acreditamos no Maha Sangha Yoga.

A transição de uma nova era cultural, material e espiritual, pode ser mais humana. 

Maha Sangha Yoga

Além da matéria